segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Amortescimento: 2 anos

.
Esse foi um ano inconstante no Amortescimento. Para os leitores, o blog foi o que comumente se chama “caixinha de surpresas”. No começo de 2009, mais precisamente em Janeiro, Fevereiro e Março, havia posts todos os dias (úteis): críticas de filmes duas vezes por semana, uma lista às segundas, uma citação às sextas, a coluna do saudoso Lobato Légio, textos variados... Até que no meio de Abril eu fui pego por uma clamorosa crise espiritual (já avisada aqui), que me fez perder o interesse, entre outras coisas, em filmes, livros e que tais.

A crise durou um bom tempo, mas mesmo quando ela passou eu não tive o ânimo para retomar o ritmo precedente. Parei de escrever sobre cinema – embora tenha continuado vendo muitos filmes -, e praticamente abandonei o blog, para o desespero de meus leitores mais fiéis (sim, Juka e Pudim, essa é pra vocês). Passei a postar somente textos “literários”, pequenos contos e afins, até que lá pra outubro, numa conjunção de vontade de escrever despreocupadamente e pesar por estar deixando o blog abandonado, criei o “Todo Dia”, uma forma espontânea de exercitar minha imaginação e meu “dever” com o blog, que já gerou até – vejam só vocês – alguns poemas!

E agora, no ocaso desse ano, uma nova aurora se afigura no horizonte do Amortescimento. Após a publicação do episódio piloto, estreou semana passada A Série, que deve durar um bom tempo (mesmo). A “coluna” Todo Dia deve continuar também, e além delas tenho vários planos para o ano que vem. As sextas voltarão a ver publicadas citações (agora cinematográficas), Lobato Légio voltará a cumprir seu acordo comigo publicando sua coluna e, principalmente, eu voltarei a escrever sobre cinema e literatura, essas minhas paixões.

Mas tudo isso é para o ano que vem. Agora, o que importa é comemorar. Comemorar porque há dois anos atrás eu criei o Amortescimento – falando sobre mudança -, que hoje é uma das coisas mais significativas para mim; comemorar porque o blog cresceu e apareceu, e hoje tem tantos leitores (mais ou menos né); comemorar porque esses leitores são espetaculares, e me sinto honrado de ser lido por eles; comemorar, enfim, a literatura e o cinema –a vida – que passam por aqui, pois no fim das contas é para isso que o blog existe.

Os agradecimentos, já os fiz, estão todos no post de aniversário do ano passado, e não é por preguiça que não os refaço, mas porque eles existem por assim dizer eternamente naquele post (até que o nada da edição os venha fazer desaparecer), e lá estão muito bem feitos. Ainda assim, por desencargo de consciência, aí vai: MUITO OBRIGADO a todos que ajudaram o blog a ser o que é - Deus, minha família, meus amigos, meu leitores, todos vocês que conscientemente ou não estão presentes na alma imaterial do Amortescimento.

E como um presente especial para mim (com certeza) e (talvez) para vocês, quarta vai ao ar a lista com meus cem filmes preferidos, para que possamos voltar a trocar figurinhas sobre o cinema e suas expressões.

Então é isso. Obrigado por me acompanharem até aqui. A viagem tem sido boa, mas quanto mais no aproximarmos do Destino, por mais que ele se distancie, melhor ela será!
.

2 comentários:

João G. Viana/Pudim disse...

Parabéns, Tuma! Parabéns, Lobato! Parabéns, Amortescimento!

Sabe, Tuma, apesar do desespero que me deu, inicialmente, o abandono do blog, tenho que confessar que agora - falando em mudança - eu estou gostando MUITO da nova fase também: os textos escritos mais impulsivamente, a poesia noob (mas legal), as divagações, os contos e, principalmente, o vislumbre da série "A Série". As coisas de antes eram legais, mas as coisas novas não são chatas - só diferentes. E talvez a frequência menor de postagem tenha até aumentado o seu gosto por escrever, a sua verve, a sua empolgação com os textos. Do mesmo modo, a rapidez com que saíam textos antigamente deixou muitas coisas não lidas pra trás, ou seja, sempre há algo pra ler no seu blog. Assim, as duas coisas nos deixam felizes.

Enfim, acho que não preciso dizer o quanto eu sou vidrado no Amortescimento e o quanto eu sou louco por cada texto novo que aparece aqui. Desejo muito sucesso ao seu blog e aos seus escritos. Afinal, nós, leitores viciados, ficamos satisfeitos junto com você por cada texto que podemos apreciar aqui.

Cheers!

Juka disse...

Para variar eu concordo plenamente com o Pudim - tirando a parte de chamar sua poesia de noob, é claro ¬¬ e considero minhas as palavras dele. Acho que ele lê meus pensamentos, na real.

Agora, bom, vou usar minhas proprias palavras, acho necessário.
Como já disse antes, vir ao Amortescimento me deixa desnorteada, perco as palavras, e meus cometários acabam ficando sem a menor logia, minha linha de raciocínio é nula. A sorte é que continuo sendo sua leitora preferia e você parece entender.
Gostei da parte 'praticamente abandonei o blog, para o desespero de meus leitores mais fiéis (sim, Juka e Pudim, essa é pra vocês).', na qual você reconheceu que foi desesperador para mim. Eu tive várias crises de abstinência, sério! Mas o 'novo' Amortescimento é realmente interessante - não mais que antes, nem menos - e eu estou gostando muito dele. Seu lado impulsivo é surpreendentemente bom - ou nem tão surpreendentemente assim, pois surpreender-me seria quase como subestimar você.
Voltando a falar do post, não gostei da parte de não voltar aos agradecimentos específicos, visto que ano passado eu não fui citada (por motivos que já conversamos) e gostaria de saber o que você diria a mim hoje em dia. Porém, acho que eu supero esse trauma, tendo em vista que você já me nomeou como sua leitora preferida - adoro repetir isso - e já é honra suficiente para mim. E eu ainda sou sua futura bixete, o que é outra grande honra para mim.
Bom, sem mais divagações e procurando não perder a noção de senso, desejo longa vida ao Amortescimento - e a você, primeiramente, pois sem você ele não existiria.
Continue com a paixão, qualquer que seja seu combustível, e continue a expondo com tal vigor... e o Amortescimento certamente continuará firme e cada vez melhor.
Parabéns por mais um ano, apesar de ter sido um ano diferente.

-olha o tamanho desse comentário! Sou muito sem-noção, ou muito empolgada... depende do ponto de vista. Prefiro não analisar.-