domingo, 14 de dezembro de 2008

Um Ano de Amortescimento (ou Nunca Um Post Desse Blog Teve Tantos Links)

.
Um ano atrás, no dia 13 de Dezembro de 2008, terminava um ano letivo. Pela última vez na vida, eu havia estado como aluno em uma escola na qual estudara por nove anos. Para aproveitar as férias que começavam, o impulso natural de escrever e a ocasião-chave de mudança, criei um blog.

Antes dele, havia tido dois lugares parecidos onde publicava o que escrevia. O primeiro, um blog do MSN Spaces, teve vida curta: dois ou três posts, um nome complicado, e então o esquecimento. O segundo, um fotolog, bem, do Fotolog, era mais um blog do que outra coisa, na verdade, mas acabou morrendo, também, devido à insistência dos meus leitores em não comentarem o que eu escrevia.

Nesse cenário, portanto, surgia mais uma tentativa minha de ter um espaço na rede para divulgar meus escritos. Pensei durante algum tempo, e resolvi nomeá-lo com o mesmo título que criara para um proto-romance que estava (ainda estou) escrevendo, um amálgama de Amor, Morte e (Re)nascimento: Amortescimento.

O resto, perdoem-me a expressão, é história. Como bom iniciante, fui aprendendo aos poucos. No começo, ainda achava muito importante os comentários diretos das pessoas nos posts, e a falta deles (em grande parte) acabou arrefecendo a obstinação com que eu escrevia para o blog.

Depois, porém, compreendi que nem sempre as pessoas têm o que comentar, e que somente a visita, a leitura, aquele momento de intimidade entre o leitor e o escritor, já valia todo o esforço. Por isso, comecei a tratar o blog de forma mais natural, como uma obra que eu vou compondo aos poucos e os visitantes vão, por sua vez, apreciando ao seu modo.

Ainda assim, houve momentos em que as coisas desaceleraram, e muito. As férias acabaram, as idéias minguaram, o blog se tornou uma presença inconstante. O tempo, porém, tratou de resolver todos esses problemas.

Se, no início do blog, eu pretendia escrever sobre temas mais variados, Grandes e Pequenos temas da Humanidade (pomposo, não?), depois acabei notando que meus posts se direcionavam, na verdade, para a área em que se situam meus interesses e paixões. Desse modo, Cinema e Literatura, além de contos e novelas por mim produzidos, acabaram por dominar o território virtual do Amortescimento.

Com isso, só faltava uma coisa: constância. E em setembro, ela veio. Se antes os posts apareciam à medida que eu os escrevia, sem uma ordem clara identificável pelos leitores, a partir daquele mês os temas teriam dia certo para aparecer. Além disso, a partir do centésimo post, comecei a postar todos os dias úteis, sagradamente.

Devido a isso, creio, além da propaganda positiva feita por pessoas às quais tenho de agradecer (abaixo...), o volume de visitas aumentou consideravelmente. Hoje, o blog já tem mais de 15 mil page views, mais de 11 mil visitantes, e uma média diária de 120 a 130 leitores. Números razoáveis para um blog de pequeno porte, como este.

Hoje, um ano depois daquele fim de ano letivo, um ano depois daquele início de algo que é pra mim tão importante, só tenho que comemorar e agradecer. Falar sobre cinema e literatura? Pff, diversão. Escrever? Pff, diversão. Receber o carinho e o feedback dos leitores e comentaristas? Puro contentamento, satisfação, sentimento de dever cumprido.

Por isso, vou fugir um pouco agora do que é comum nesse blog. Nunca fiz desse espaço um diário ou espaço para falar sobre a minha vida. Preferia falar sobre a Arte, o Mundo, enfim, coisas mais interessantes. Agora, porém, sinto ser necessário falar um pouco de mim, o Tuma, o Thomaz Amâncio, mas para falar na verdade de outras pessoas, que foram muito importantes para esse blog se tornar o que é.

Permitam-me, então, um desvio mais pessoal.

Eu gostaria de agradecer:

A Deus, que concede, inspira, engloba e é todas essas coisas, o que está abaixo e o que está acima.

À minha família que, embora não seja freqüentadora desse blog, é a minha base e o meu sustento, a terra fértil e a água boa, e portanto também base, sustento, terra fértil e água boa do blog.

Ao Rafa, meu primo (e compadre, e irmão, e blogueiro), que tanto me influenciou, tanto me orientou, tanto me ajudou. O fato de ele ter feito os banners do blog é só um detalhe, perto de todo o resto, inclassificável, que envolve seus conselhos, seu caráter, sua presença.

À Tati, mestra e amiga (e também blogueira), por ter me instigado, me encorajado a seguir em frente, me inspirado a querer ser mais. E por ter feito propaganda do blog, que também não é algo de se jogar fora...

Aos blogueiros que são para mim uma referência, Alottoni e Azhagâl, Alexandre Inagaki, Alex Castro, Chico Fireman, Gravataí Merengue, Idelber Avelar, Nelson Moraes... a lista segue.

Aos grandes artistas, escritores e cineastas, que produziram a matéria prima a partir da qual esse blog foi construído, e ajudam a tornar a vida das pessoas sempre um pouco mais completa.

Aos leitores e comentaristas mais assíduos, Rodrigo Ciampi (que virou colunista intermitente, além de divulgador do blog), , Pudim, Drica, Elienai Araújo... além dos que me incentivaram no começo, Ana, Fran, Tiago... vocês são o meu norte, a bússola que me orienta e diz para onde eu devo ir.

A todos vocês, leitores, anônimos mas queridos, por desperdiçarem alguns minutos de seus dias para vir aqui dar atenção às palavras de um cara que escreve por prazer e por não conseguir parar de fazer isso...

Agradeço a todos vocês, e a outros mais, que eu talvez tenha esquecido, e reforço aqui o que é óbvio: sem vocês, esse blog não seria nada. Vocês são tão parte dele quanto eu ou a linguagem de programação que o compõe.

Por fim, só resta cantar os parabéns e desejar ainda muitos anos de vida para esse lugarzinho virtual aqui. Mais uma vez, então, agradeço. Obrigado senhores, obrigado, gentis senhores, obrigado.

Obrigado.
.

11 comentários:

Francisco disse...

Que fique claro que fiquei extremamente frustrado com este post.
Na terceira linha já tinha um comentário pronto:Como assim o Fran não está na lista de agradecimentos, leitor assíduo que sou? E não é que... PÁ! Lá estava meu nome. Quatro letras que, naquela ordem, são a minha versão escrita. Em outra ordem viram Narf, que me lembra o Pink e o Cérebro, mas deixa pra outra hora.
Cara, parabéns pelo blog. Sabe que quando eu não leio, não é por menosprezar ou algo do tipo. Sou um cara confuso. Se serve de consolo, esqueço até de alimentar os cachorros freqüentemente. [Btw, amanhã, no cemitério de animais São Francisco de Assis.. oks, brinks.].O que eu li, eu gostei. Se não comentei, foi pra fugir do lugar-comum "ae texto legal keep rocking".
Um abraço, e ano que vem espero um ctrlc+ctrlv deste post:D

Anônimo disse...

Se o fran ficou frustado, serei o oposto; estou extremamente lisongeado, MESMO, com o singelo agradecimento em primeiro lugar, como o primeiro a ser agradecido, por tanto o melhor, e o cara mais fod...tá bom parei .
Enfim,de certa forma,sinto-me por diversos motivos parte da história deste blog, e parte também da história de seu dono, você Tuma !
Se tenho 17 anos hoje, 16 foram com você, e 16 anos, convenhamos, é um tempo razoavél, e contar cada história passada renderia posts que ao contrario de minhas colunas, não seriam interminente;

Falando nisso, estou de volta, assim que precisar de mihas pequenas e humildes colunas .
Continuarei com assiduiade divulgando o blog o máximo que consegui, pois aquilo que é bom, deve-se e MUITA admiração .
Um abraço e parabéns pela determinação de 1, dos muitos anos que virão de blog !

João G. Viana/Pudim disse...

Não acredito, eu estou na lista!
Pow, Tuma, já está acostumado com meus comentários estranhos, mas eu sempre arrisco dizer o que achei do post, mesmo que não consiga fazer isso direito. Afinal, como diz o texto, comentários têm sua importância...
Enfim, o que eu queria dizer é que você não tem o que agradecer, nós é que temos que agradecer-lhe: seus textos são excelentes e agradáveis, seu blog nos incentiva e nos mostra muitas coisas interessantes e você nunca desistiu de continuar aquilo que para você é importante. Se tanta gente lê o que você posta aqui, se seu blog tem tantas visitas e page views, é porque você tem feito um ótimo trabalho. É um grande desafio atrair as pessoas para um blog como este, e você, com suas postagens primorosas, conseguiu isso. Parabéns!
Feliz aniversário, Amortescimento!

Anônimo disse...

Por Zeus, por Netuno, por Júpiter!
Deuses do Olimpo, calai vossas matracas, pois uma voz mais poderosa se levanta! Essa voz está há um ano aqui, neste espaço, nos brindando, reles mortais, com textos muitíssimos bem-escritos, opiniões mui bem elaboradas, amplitude de temas, variações de obras abordadas. E, last but not least ("vício" de professor de inglês, repara não): com coragem de sempre estar aberto a aprendizagem, o que é um dos muitos traços de alguém de muito caráter.
A esse cara, que tive a honra de conhecer, meus parabéns.
Tal post, de uma sinceridade e de uma humildade sem tamanho, nos estimula a continuar nessa empreitada de escrever, não obstante a correria da vida.
Meu caro amigo, aceite aqui meus votos de que este blog tenha muitos e muitos anos.
Sua escrita nos inspira.
Muito obrigado por estar aí do outro lado.

E paremos por aqui antes que fique piegas isso.
Piegas, ainda que sincero.
Abraços e longa vida ao AMORTESCIMENTO!
Bravo!

PS: pela menção ao meu nome, outros quinhentos mil "obrigados".

Tiago Abrahão disse...

Sem mais elogios para o blog, que acho que isso já ficou bem explícito. O que queiro que saiba, meu caro Thomaz, é que acho que você sempre foi uma bússola para todos nós, ouso dizer, do que de nós para você. Suas idéias e palavras nos inspiram, não só por serem de um amigo, mas sim por serem absolutamente bem organizadas e geniais (principalmente quando escritas).
Usarei um pouco as palavras do Fran para pedir desculpas por nem sempre ler e comentar o que me pede: também sou um cara confuso, mas sempre procuro dar o mim quando o faço.

E por final, quero que fique claro que não o admiro apenas como um escritor genial, mas também como um grande amigo que é, daqueles que você só precisa de uma mão para contar quantos tem e outra para apertar a teta deles.

Vida longa ao Amortescimento !!

Anônimo disse...

Parabéns pelo 1º Aniversário!

Quanto mais eu leio essa birosca aqui mais eu gosto!

Abração,

Brimo Rafa

tati fadel disse...

Não dá pra medir a alegria de ter você como aluno e como parceiro de devaneios e provocações. Vida longa a nós, ao blog, às literatices, às divergências sempre estimulantes.
E, Tuma, uma coisa é maravilhosa em você: apesar do brilhantismo quase humilhante, você é um fofo, de uma generosidade sem tamanho. E isso é o que faz de você essa cara tão grande.

Anônimo disse...

tuma, parabéns por 1 ano de blog!!
espero que ele ainda dure muitos anos...
beijos

Sib disse...

putz, finalmente descobri daonde vem o taaal "AMORTEscIMENTO"
peço à princípio desculpas pela demora (creio que fui a primeira a ler o post, mas sabe como é o problema da composição né...).
Em segundo lugar, gostaria de aproveitar a ocasião para agradecer - pelos agradecimentos e pela oportunidade - de ter escrito (e teoricamente estar escrevendo xD) um ensaio prosaico (uh! *risos*) com uma pessoa tão genial quanto você.
Ainda não acabou, aguarde-me! >:D

just an obs: lisonJeado, dartz ;] (não pude resistir ^^)

Francisco disse...

"Se o fran ficou frustado, serei o oposto; estou extremamente lisongeado, MESMO, com o singelo agradecimento em primeiro lugar, como o primeiro a ser agradecido, por tanto o melhor, e o cara mais fod...tá bom parei ." Ciampi

"Eu gostaria de agradecer:

A Deus, que concede, inspira, engloba e é todas essas coisas, o que está abaixo e o que está acima." Thomaz

FICA A CHOCANTE REVELAÇÃO: RODRIGO É DEUS

cottonmouth disse...

muito amor,
<3
agora o amortescimento me deixou com muita saudade da época que a gente tinha 17.