domingo, 6 de janeiro de 2008

Cinema Paradiso

O cinema, sendo uma arte contemporânea, é muito veloz em suas mudanças e alternâncias. Assim, num mesmo ano vemos filmes metalingüísticos (sobre o próprio cinema), filmes que seguem padrões clássicos e até, quiçá, filmes que quebram e mudam paradigmas.

Para quem gosta de cinema, é delicioso ver filmes que falam sobre o tema. Que mostram o próprio ato de filmar, que exploram, discutem, homenageiam a sétima arte. Mas quem gosta de cinema também quer que os filmes façam aquilo que o cinema nasceu para fazer: divertir e emocionar. Ou, em resumo, encantar as pessoas pela magia – com o perdão do termo – dessa arte tão magnífica.

Há muitos filmes que divertem, outros que emocionam, alguns que fazem ambos. Filmes pesados, filmes poéticos, filmes delicados, ou de pura pancadaria. As pessoas anseiam por diferentes tipos de histórias, diferentes maneiras de contá-las. Não por acaso, existem muitas classes de filmes. Comédias, dramas, aventuras, épicos... Mas, ainda assim, eles se agrupam ao redor dos bastiões do cinema: a diversão e a emoção.

Entretanto, por melhores os filmes que você veja, raramente você encontra um que una essas características perfeitamente. Um desses filmes, que acabo de ver, é Cinema Paradiso. Poucas vezes vi seres humanos retratados de forma tão sublime na tela. Raras vezes vi um humor tão espontâneo ou delicado.

Não, Cinema Paradiso não é o filme que mais fará você rir, nem o que mais fará você chorar. Essas são questões muitos pessoais. Mas é um filme humano como poucos, e que exala um amor pela sétima arte que nos faz sorrir, tamanho o carinho com que o cinema em si é tratado.

Se vocês gostam de cinema, minhas crianças, vejam esse filme. Deixem-se levar por ele, entrem em sua corrente. No fim, vão descobrir que a vida pode ser muito melhor do que parece, mesmo sem o beijo apaixonado com o pôr-do-sol ao fundo no final.

2 comentários:

Ana disse...

Esse filme é lindo até com um professor de filosofia que acha que é o Cazuza falando o tempo inteiro! *-*

Jeh/JK disse...

Tô vendo que a crítica do ilustre Tuma pra esse filme foi ótima! :P
Não preciso de mais nada pra saber que vale a pena ver esse filme, depois de ler esse texto "apaixonado" XD
Obrigada pelo que se tornou uma sugestão pra mim xD

Beijos o/