segunda-feira, 7 de julho de 2008

WALL-E

Difícil dizer algo sobre WALL-E que já não tenha sido dito. Que ele é um filme apaixonante, que é uma obra-prima, que é perfeito... Tudo isso já foi dito, e não me cabe outra coisa que não fazer coro a essas verdades. WALL-E, último filme lançado pela Pixar, é de fato a melhor animação do estúdio, provavelmente a melhor animação digital já feita, e uma das melhores animações, em qualquer estilo, de todos os tempos.

Mais do que isso, representa o completo amadurecimento da animação ocidental (estadunidense e comercial, pra ser mais preciso), e um trunfo da narrativa cinematográfica. Não só uma grande animação, WALL-E é uma grande obra da Sétima Arte, o melhor filme do ano até agora e que, eu espero, tem grandes chances de ser ao menos indicado ao Oscar de Melhor Filme.

Tanto já foi dito sobre os personagens, sobre o fato de homenagear, concomitantemente, os filmes mudos (pelo fato dos personagens principais praticamente não falar nada), e os clássicos da ficção científica (especialmente 2001 – Uma Odisséia no Espaço, tanto no design do Piloto Automático quanto no uso de Assim Falou Zaratustra e Danúbio Azul na trilha sonora), que não vale a pena se deter nesses pormenores.

O que vale mesmo é festejar por ter aparecido uma prova tão contundente de que o Cinema (comercial) ainda tem criadores tão apaixonados por seu trabalho e tão conscientes do instrumento que usam. A Pixar tem sido a grande contadora de histórias deste século, e só espero que surjam para ela adversários à altura. Os espectadores agradecem!

2 comentários:

criscalina disse...

afe, que eu nunca vi um elogio tão assim, achava até que era ironia...

Anônimo disse...

AHahhaahaa não me faça rir!
Wall-E é o filme mais Overrated de todos..

Putz...