terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ran

Akira Kurosawa, um dos deuses do cinema, foi um artista completo. Seus filmes eram compostos de maneira extremamente cuidadosa e detalhista, com influências de diversas outras artes. Pintura, teatro, literatura, música: todas se uniam, e eram postas em movimentos, para formar cada uma das obras-primas do mestre.

Em Ran, uma de suas maiores realizações, não foi diferente. Adaptação de uma das grandes peças de William Shakespeare, Rei Lear, para o Japão feudal, Ran é um tour de force composto por todas as influências do universo Shakespeareano. Os atores atuam de forma teatral, declamando longas frases de beleza e significado imensos, as cores se multiplicam e saltam aos olhos, compondo imagens perfeitamente engendradas, e a música conduz e acompanha, ao mesmo tempo, o filme em todos os seus momentos.

O filme acompanha, de modo geral, o fim da trajetória de Hidetora Ichimonji, um senhor da guerra que, já velho, abdica do comando de suas tropas e castelos em favor dos filhos. Os dois filhos mais velhos o bajulam e agradecem, mas o mais novo objeta, dizendo que, ao receberem cada um uma parcela do poder, os três começarão a lutar entre si para conquistar a hegemonia, assim como o próprio Hidetora havia lutado durante décadas para conquistar a região.

Furioso, o pai deserda o filho, tirando-lhe todos os direitos, e deixa somente os outros dois com o poder. Logo, porém, ele descobre que não é bem vindo na casa deles, e que o caçula estava mesmo certo, pois seus filhos começam uma sangrenta disputa pelo poder, atacando inclusive o próprio pai. Enlouquecido pela traição, Hidetora começa a vagar por suas terras, com proteção somente de seu lacaio e bobo-da-corte e de um soldado que se manteve leal.

A partir daí, o enredo se intricará cada vez mais, com reviravoltas, tragédias e personagens dignos de Shakespeare (e são, mesmo), e explorará alguns temas em especial, sobretudo a guerra e a violência e suas variáveis, conseqüências e origens, tais como a traição, o niilismo, o caos e a vingança.

O título do filme, pois, significa “Caos; revolta” em Japonês. E o que temos em Ran é justamente isso: crimes cometidos pelos filhos contra os pais, entre irmãos, entre marido e mulher. A visão de Ran é a da nossa perdição: as pessoas inocentes são brutalmente assassinadas, as cruéis morrem inutilmente e aqueles que desejam a paz encontram somente a loucura. E os deuses, ao verem isso, incapazes de nos salvarem de nós mesmos, choram, ao presenciar o que a humanidade faz de sua vida.

Último grande filme de Kurosawa e clássico indispensável em qualquer cinemateca, Ran é um filme que dura, que reflete, que expõe: obra de gênio, sem dúvida.
.

14 comentários:

Francisco disse...

Sem dúvida é um filme que chama a atenção. Afinal, uma adaptação de Shakespeare para o Japão feudal é no mínimo arriscado. Transposição de tempo-espaço de livros em adaptações é algo que... Não sei, me dá medo, haha. Só de lembrar de coisas como Dracula 3000 já dá um certo arrepio, hahahaha.
Porééém, óbvio que estamos falando de Kurosawa, e não de... quem é o diretor de dracula 3000, aliás? haha

[Para quem nunca comentava, estar entre os primeiros comentários é fato de se admirar]

Tiago Abrahão disse...

Kurosawa está na minha lista para ver. Não tinha visto antes por um certo preconceito de filmes japoneses, pensava que eles eram só bons para animação mesmo (http://br.youtube.com/watch?v=eSpCWJnnWVI para saber do que estou falando, se bem que nunca ri tanto na minha vida quando vi o filme. Sério).

Francisco disse...

Eu também nunca fui muito atrás de filmes japoneses. Meu irmão, pelo contrário, aproveitou que eu estava lendo Musashi, e como ainda não tinha coragem pra lê-lo, entrou de cabeça em VÁRIOS do Kurosawa!
Aliás, Tiago, como vai seu papagaio?

Tiago Abrahão disse...

Ainda tenho que ler Musashi tbm, mas ta muito caro então vou ficar com a TV mesmo.
Ele morreu Fran, comeu desentupidor de pia pensando que era alpiste.
E a sua iguana, ainda com hipotermia ?

Francisco disse...

Meu Deus! Tenho uma tia que morreu assim, sabia? Mas eu vi um porta-desentupidor-de-pia pra deixar onde as crianças, os idosos e os papagaios não alcancem. Espera, estes dois últimos voam... Preciso pensar em algo melhor.

Então cara, você não imagina! Ela tá completamente apaixonada pelo Iggy Pop, agora passa o dia inteiro mostrando a bunda na janela e se cortando com o ralador de queijo.

Tuma disse...

A partir de que momento a caixa de comentários aqui virou sala de chat?

Tiago Abrahão disse...

Sério ? Me manda o nome da loja onde compra este que preciso de um urgente pro meu bisavô com Ausaimer.

É estranho isso né ? O arenque do meu visinho fica bêbado toda vez que colocam sulfato de amônio no aquario. E o pior quando ele sai recintando sonetos pela Augusta quando está assim, ele ainda volta com 7 filhos e um camêlo. Triste...

Francisco disse...

Então, eu comprei de um camelô na rua. Ele devia estar querendo se livrar da mercadoria, foi este utensílio, uma maçaneta e uma prima de goiás por quarenta reais!

Putz, será que você não confundiu camelo com camelô? Vai que estamos falando da mesma pessoa, haha!

Cara, devia ver a meleca que tirei do nariz agora. Consistência ideal, faz "tec" quando sai do nariz. Durinha de um lado, com a parte molinha do outro, quase líquida. Cor mais próxima do amarelo do que do verde, nota 9,3. [adicionei 0,3 pois veio um pelo junto]

Tiago Abrahão disse...

Fantástico, Fran ! Veja se consegue uma boa nota por ela, heim ?

Por falar em camelo, uma vez ouvi meu microondas cantando Sinatra, e quando abri para ver tinha um galo la dentro ! Esses vendedores deveriam aumentar o preço se soubessem o que estão vendendo.
Mas ele não durou muito, dei pamonha pra ele um dia e ele explodiu =/

Ja viu aquela nova série da Record ? Caminhos do Coração ? Demaaais, heim ?

Francisco disse...

Fantástico?
Frantástico, não me desaponte! Hahahehihihohohoho!

Galos em microondas são sinônimos de furada! Se fossem galinhas pelo menos já teríamos ovos cozidos, não? Hahahahihihihohoho!

Caminhos do Coração? É surpreendente, emoção a cada episódio! Estou ansioso para assistir "Revelação", do SBT. O roteiro foi feito pela mulher do Sílvio, ficou sabendo? E ele que sugeriu o título, durante um café da manhã! haahahahiheihhohoh, essa família abravanel!

Tiago Abrahão disse...

O Tuma deveria assistir mais essas coisas e não esses filmes, assim ele fica mais solto e pode se misturar com a galere. Ele pode até fazer um post sobre essas grandes novelas e mais algumas outras (Chiquichitas 2, A Usurpadora, O Caso do Anão Sem Braço, etc). Quem sabe um dia, não ?

Cara, eu to com medo. Entrou um boi aqui dentro e ta falando que vai matar todo mundo se não dermos a ele todo nosso estoque de camisinhas e purgantes. Melhor dar né, fazer o que ? Mas eu tenho receio de que ele machuque alguem com isso. Nunca se sabe o que pode fazer com camisinhas e purgantes...

Francisco disse...

Acho que o Tuma se isola muito no seu mundo pseudo-intelectual. Por favor, exercício mental MESMO é agüentar um capítulo inteiro de Mutantes. Assistir coisa boa é fácil, quero vê-lo assistir merda, haha.

Meu Deus! Agora que você falou percebi que não estou achando meu Tio Alberto aqui em casa...

Tiago Abrahão disse...

Cara, eu to indo embora. O touro maluco que me assaltou ta correndo nu na rua com um saco de merda em cada mão dizendo que não é pai de ninguem.
Melhor eu chamar a polícia.

Boa sorte fran, não deixe que seu tio caia nessa furada.

E ÓTIMO POST SOBRE SHAKESPEARE THOMAZ, continue assim.

Francisco disse...

Diga que ninguém estava grávido, era só uma diarréia inesperada! Sempre funciona, confia em mim...

Obrigado por tudo
É verdade Thomaz, adorei sua análise do naruto!