terça-feira, 15 de abril de 2008

Afogando as mágoas em Coca-Cola

"Pergunte pr'o seu Orixá, o amor só é bom se doer."
-Vinícius de Moraes, Canto de Ossanha
__________________

Muito gelo, e alguma substância. O copo tão largo quanto alto, de bordas grossas e firmes. A luz que perpassa o líquido o tinge de variados tons de cor, do negro ao marrom, do amarelo translúcido ao vermelho. Um lento movimento da minha mão faz o conteúdo revolver em pequenas ondas, que logo tornam a se acomodar. O gelo pouco a pouco entra em equilíbrio térmico com o ambiente, derretendo-se sutilmente. Imagens: a lembrança que volta, em meio a uma série de pensamentos, desconectando-me do meu redor.

Bebo. Dúvidas sem resposta à vista se constroem por si mesmas. A mesma pergunta tem muitas verdades correspondentes, e a mim é impossível achar a correta. Aquelas ações (dela), aqueles gestos, aquelas palavras. Elas não deveriam significar alguma coisa? Mas e então os outros (gestos, ações, palavras), por quê? Qual a explicação? Entender é menos fácil que explicar. Se ao menos me fosse dada a chance de fazer a pergunta...

Mais uma vez, torno o líquido gelado por entre meus lábios. Sei o que é isso que me incomoda. Eu luto comigo mesmo. Sou um desses cubos de gelo que bóia na Coca, e sou outro, os dois entrechocando-se. Esses dilemas, sou eu mesmo quem crio, não deveriam me causar tanta preocupação. Eu deveria é tomar coragem, ter mais brio. Mas só consigo tartamudear e afundar lentamente no desespero.

Abandono por alguns momentos o líquido de dilúvio em seu recipiente, deixo-o repousar. Já sei que estou transbordando de dúvidas, de perguntas, de lembranças, de conjecturas. Estou me afogando. Alivio-me e dou vazão a todos esses líquidos, esses humores corporais. Deixo que preencham outro espaço. A água limpa minhas mãos de qualquer acusação. Começo a voltar, lentamente, pensando no que fazer. A quem recorrer, pedir ajuda. Quem pode me dar um caminho. A cadeira continua ali, o copo me espera. Outro gole, e não traz o esquecimento.

3 comentários:

Sib disse...

esse é o tipo de coisa que nada traz o esquecimento.

Anônimo disse...

eu qria tbm curas homeopaticas de coca cola... cura pra certas dores...adorei o texto ! ahh.. e postei no meu tbm...passa lah dpois! ele estava abandonado.. ateh amanhã Tuma ! bjosss

stefano manzolli disse...

Eai, tudo bem?
Então eu estava no blog 'De ratos e dragões' e acabei encontrando o seu blog! Gostei dos seus textos, são poéticos e interessantes. Se der, depois dá uma passada lá no meu.

Abraço,
Stefano