sábado, 22 de março de 2008

Grease

É engraçado perceber como dois dos mais famosos filmes musicais tem o cabelo como referência, e até no título! O motivo disso é bem simples: a forma como alguém corta ou pinta o cabelo é um signo, um modo de se identificar com algum grupo, é uma forma de expressão. Assim, temos “Hair”, em que o cabelo é o símbolo da liberdade. E em “Grease” (no Brasil com o fascinante subtítulo “Nos Tempos da Brilhantina”)... bem, a música tema diz tudo: “Grease is the word, is the word that you heard. It's got groove it's got meaning. Grease is the time, is the place is the motion. Grease is the way we are feeling.”

Entretanto, enquanto aquele é dos 60’s, esse é dos 50’s, e obviamente isso faz muita diferença. Caso alguém não saiba, “Grease” é um musical seminal, um dos que nosso grande amigo John Travolta fez. O famoso trejeito de seu personagem, Danny Zuko, de sacar o pentinho e passá-lo lentamente pelo topete é antológico. Assim como o são várias das músicas da trilha sonora desse filme.

Inegavelmente, ele hoje tem uma aura um tanto brega, mas todos os musicais são um pouco bregas, e “i don’t give a damn” para isso. Eles são até um gênero um pouco restrito. Se você não gosta de cantoria, de pessoas que no meio de uma cena dramática começam a pular e dançar, não vai gostar de nenhum musical, seja ele com trilha sonora de Hip Hop ou ópera.

Porém, se você ignorar isso, terá a sua frente um ótimo filme. Um desses deliciosos filmes de sessão da tarde cheio de clichês de colégio americano, amores de verão, etc., com algo a mais todavia. Só ver Travolta com aquela cara de adolescente já vale o filme. Imagine então ver uma história divertida, engraçada, e com várias músicas boas no meio. Nada mal hein?

2 comentários:

Sib disse...

putz, eu não conhsegui ignorar isso >.<
grease é um dos filmes que eu realmente detesto >.< (menos que alien, de fato ^^')

Anônimo disse...

Grease é ótimo!Quem viveu uma história de amor adolescente nos tempos de colégio, certamente, irá adorar o filme. A performance dos atores é impecável, um super casal, um bom enredo, uma história de amor, humor, idas e vindas... td de bom. Vale a pena ver na tv ou, se preferir, passar na locadora e pegar pra assistir com a namorada. Manda umas pipocas, um refri e muitas beijocas rolarão durante o filmer rsrsrs!