segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Todo Dia, XIII - Divagações

.
CRIAÇÃO

Como do nada surge a existência? Todos têm sua teoria. O tempo antes do tempo e Deus nele. Superaquecimento de uma micropartícula. O Primeiro Sacrifício, gesto de Amor, Deus oferecendo seu corpo como matéria e criando o Universo. A explosão interminável que no antes vazio faz surgir tudo que há.

O Sacrifício é a toada universal, o leitmotiv da Realidade. Pois, assim como na árvore os galhos refletem as raízes, os motivos e cores da existência são reminiscências de sua Criação, ainda que transformadas pelo fluxo da mudança.

No Princípio era Ele e no entanto não havia nada. Ele imaginou dentro de si todas as almas, mas não podia dar-lhes Verdade. Colocou-se então à mercê do Nada e entregou-se à violência do Vazio. Foi esse o primeiro ato de Sacrifício, Ele o Primeiro Sacrificado, e então tudo houve.

De dentro de seu tesouro saíram todas as almas, e vieram habitar no aqui que existe. Foram crescendo, não houve éden ou dias que fossem , mas o lento escorrer daquelas almas pelos estágios casuais do Mundo que muda. Viveram, vivemos, quem sabe amanhã, todas elas, no Universo criado sobre o cadáver de Deus.
.

Um comentário:

João G. Viana/Pudim disse...

Hoje eu acordei com "A Última Pergunta", de Isaac Asimov. Depois de juntar os pedaços da minha cabeça, passei o resto do dia lendo "Eu, Robô".