segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Todo Dia, XV - Poesia

.
DOIS POEMAS SOBRE NOSSA PEQUENEZ

Lembra-te de que és pó,
Lembra-te.
Lembra-te do sofrimento,
Lembra-te.
Lembra-te da hora das dores,
Em que perdeste tudo aquilo que amavas,
E não pudeste encontrar um nada além
Para te apoiar.
Lembra-te das lágrimas,
Lembra-te da finitude,
Do tempo que passa,
Da efemeridade de qualquer coisa,
Do aquecimento global,
Das tiranias,
Das tragédias,
Dos massacres,
Da crueldade e do mal nascidos em corações simples,
De todo o sangue derramado,
Lembra-te.

Agora, que já te encolhestes,
Sentindo no estômago
A angústia e a dor,
Ergue os ombros,
Gira o pescoço,
Levanta os olhos,
Vê o sol,
E esquece-te de tudo.

*

Levanta a cabeça,
Supera a tua insignificância,
E diz ao mundo:
“Eu sou.”
De que mais precisaria?
.

2 comentários:

Juka disse...

Você seguiu meu conselho, então, não é? Refiro-me àquela vez que disse 'continue melhorando'... porque olha, essa superou minhas expectativas (nao que isso seja incomum, você o faz com frequencia, mas minhas expectativas andam bem acima da media...e você conseguiu superá-las). Repito: nao sei POR QUE RAIOS eu ainda me surpreendo por ficar surpresa!
Adorei mesmo. Adorei como os dois se completam e adorei o tanto de coisas às quais os poemas me remeteram - adorei tambem perceber que deve ter sido proposital (a parte do pó e tal) e adorei o 'Eu Sou', porque me lembrou uma música com esse nome. Preciso te mandá-la, falando nisso, acho que você vai gostar.
Adorei o 'Vê o sol,/ E esquece-te de tudo', lembrei-me de uma homenagem que fizeram pra mim, chamando-me de Sol.
Adorei o toque de realidade, a crítica, a 'bronca'.
Achei o máximo, sinceramente.
Parabéns. E obrigada, também. É sempre tão bom ter algo bom pra ler. Faz bem pra alma. (:

Sib disse...

esse foi seu momento Vinicius.