sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Amortescimento: 100 melhores filmes - Estatísticas

.
Deu um trabalhinho razoável a montagem desse ranking de 100 filmes preferidos. Em primeiro lugar pela dificuldade de escolher os 100 filmes, em segundo lugar a dificuldade ainda maior (na verdade quase impossível para quem não usa um sistema de pontuação) de colocar esses filmes em ordem de preferência. E daí pra frente as dificuldades práticas de achar imagens dos filmes, criar pequenos banners com elas, copiar informações como ano de lançamento do filme, título original, e assim por diante.

Mas no fim, acabou sendo muito divertido. E mais divertido ainda é analisar as estatísticas do filmes e tentar tirar alguma coisa delas.

Vamos começar pelo começo.

O diretor que mais aparece no ranking é Andrei Tarkovsky, com 5 filmes citados - e que de fato é meu diretor predileto. Depois vem Francis Ford Coppola, com 4 filmes, inclusive o primeiro colocado. Com 3 filmes citados, há diretores que eu gosto muito também: Chaplin, Lynch e Kubrick. Em seguida, vêm os diretos com 2 filmes: Kiarostami, Kurosawa, Hitchcock, Antonioni, Buster Keaton, Fellini, Bergman, Godard, John Ford, Scorsese, Tarantino, Aldrich, Herzog e Woody Allen. Os demais aparecem com somente um filme cada. Quatro filmes foram dirigidos por mais de um diretor: O Rei Leão (Roger Allers e Rob Minkoff), Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (Terry Jones e Terry Gilliam), A General (cujos créditos de direção Keaton, humilde, compartilhou com Clyde Bruckman) e, num certo sentido, A Bela Adormecida, já que Clyde Geronimi era na verdade supervisor do filme, e não propriamente diretor - pelo menos não da maneira que Hayao Miyazaki, por exemplo, é diretor.

Ainda na seara da direção, temos um dado também interessante: a nacionalidade dos diretores, que tomei pela dos filmes, para facilitar, já que muitos filmes tem produção internacional e muitos diretores fazem filmes fora de casa. Nesse campo, o cinema americano reina supremo, visto que 39 dos filmes do ranking foram dirigidos por diretores dos EUA. Em seguida vêm os diretores ingleses, com 13 filmes, os franceses, com 10, os italianos, com 9, e os soviéticos (ah, como eu adoro o cinema russo!), com 8 filmes. Diretores alemães e japoneses dirigiram 3 filmes cada. Brasileiros, poloneses, suecos (na verdade Bergman) e iranianos (na verdade Kiarostami), 2 filmes. Além destes, os seguintes países são a terra pátria de diretores da lista, cada um com um: Dinamarca, Espanha, Hungria, Nova Zelândia, China, Tailândia e Malásia.

Para responder à clássica pergunta "Qual a melhor década do cinema?", recorramos também à estatística. No meu caso, há uma disputa acirrada entre as décadas de 60 e 70, esta com 21 e aquela com 22 filmes na lista. Depois vem a década de 80, com 16 filmes, a de 50, com 11, os anos 2000, com 10, os anos 30 e 90 empatados com 6 filmes cada, os anos 20 com 4, os 40 com 3 e até os anos 10 aparecem, com Intolerância, solitário, como representante. Só os anos 1900 e o período entre 1895 - o nascimento do cinema - e 1900 ficaram de fora.

Mais especificamente, é curioso também observar os anos que mais filmes cederam à lista, ou seja, aqueles em que mais filmes da lista foram lançados. Por razões obscuras, que nem tentar explicar eu vou, 1962 é o ano com mais filmes da lista, 5, seguido de 1966, 1974, 1980 e 2003, com 4 filmes cada, e 1965, 1968, 1975, 1979, 1985 e 1994, com 3 filmes cada um. Os anos com 2 ou menos filmes eu nem me dei ao trabalho de contar.

Falando sobre gêneros, há 3 animações na lista, 5 faroestes, 10 filmes de guerra (sendo 4 sobre a Segunda Guerra), 5 filmes noir, 8 ficções-científicas e até mesmo 1 filme de tribunal. Esse é um campo ao qual preciso dar mais atenção, já que um mesmo filmes pode ter vários gêneros, e mesmo a palavra gênero pode ter várias acepções.

Outras curiosidades:

- Há 19 filmes na lista cujo título original é rigorosamente o mesmo que o nacional (ou seja, sem tradução ou necessidade de tradução): Donnie Darko, Waterloo, Amadeus, MASH, Chinatown, Akira, Kill Bill, Vol. 1, Stalker, Ran, Sherlock Jr., Eraserhead, Star Wars, Manhattan, Taxi Driver, Persona, La Jetée, Atlantic City, Andrei Rublev e Apocalypse Now; além de filmes cuja única mudança foi receber ou perder subtítulos, como Pulp Fiction, Blade Runner e Alphaville.

- Têm também aquelas traduções esdruxúlas, tipo transformar Dr. Strangelove em Dr. Fantástico ou Pierrot le fou no Demônio das Onze Horas (esse é o caso mais misterioso, herdado do título italiano do filme).

- O menor filme é o curta La Jetée, de 28 minutos, e os maiores são O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Andrei Rublev, O Poderoso Chefão: Parte 2 e Os Sete Samurais, todos com cerca de 200 minutos. Não dá pra ter certeza da metragem destes pois todos eles têm mais de uma versão. Se considerarmos as versões com a maior metragem, a versão extendida de O Retorno do Rei ganha de lavada, com seus 250 minutos.

Bom, o que eu consegui analisar foi isso. Se alguém tiver uma outra idéia, fique à vontade para sugerir ou - larga de ser preguiçoso! - analisar por conta própria.
.

Um comentário:

João G. Viana/Pudim disse...

Muito interessantes as estatísticas, Tuma, gostei de vê-las.
Nova Zelândia!