segunda-feira, 23 de março de 2009

10 filmes

.
Minha lista de filmes preferidos é, de certa maneira, muito especial. Embora goste muito de listas em geral e as faça com frequência, particularmente em relação aos filmes tenho uma postura mais contida. Isso significa que um número muito pequeno de filmes está de fato entre as minhas preferências. São poucos os que considero como meus preferidos, como os mais amados. E isso se deve a um fato muito bem definido: os únicos filmes que eu coloco no meu rol de prediletos são aqueles que me causam assombro. Aqueles, dentre todos, que perseveram na memória, que espantam, surpreendem, mexem com minhas emoções de uma maneira única. Os que são capazes, enfim, de me induzir a uma catarse sensorial, a um estado de prazer e graça, de bem-estar e reconhecimento.

Assim, posto aqui pela primeira vez uma lista de filmes preferidos. Já fiz listas parecidas, mas essa é a primeira vez que realmente coloco os filmes que, dentre todos, mais me comovem. Alguns, como os primeiros, arrebataram-me logo na primeira vez que os vi. Alguns outros, porém, precisaram amadurecer para serem plenamente compreendidos. O que eles têm em comum, no entanto, é o sentimento indefinível e variável que só a arte é capaz de produzir, aquele reconhecimento espiritual que une, após uma longa separação, dois seres no espaço e no tempo.

Hoje, são esses dez. Amanhã, talvez sejam outros. Mas a paixão pelo cinema continua a mesma. (A diagramação desse top é inspirada pela dos tops do Filmes do Chico)

1
Apocalypse Now
Apocalypse Now
Francis Ford Coppola, 1979

2
Cinema Paradiso
Nuovo Cinema Paradiso
Giuseppe Tornatore, 1988

3
Oito e Meio
Otto e Mezzo
Federico Fellini, 1963

4
A Felicidade Não Se Compra
It's a Wonderful Life
Frank Capra,1946

5
Cidade dos Sonhos
Mulholland Drive

David Lynch, 2001

6
São Paulo, Sociedade Anônima
São Paulo, Sociedade Anônima

Luiz Sergio Person, 1965

7
Ran
Ran
Akira Kurosawa, 1985

8
O Sacrifício

Offret
Andrei Tarkovski, 1986

9
A Fraternidade é Vermelha

Trois Couleurs: Rouge
Krzysztof Kieslowski, 1994

10
Um Homem Com Uma Câmera
Chelovek s kino-apparatom
Dziga Vertov, 1929
.

5 comentários:

ﯜǿҜєЯร™.Lucas.. disse...

Não vi nenhum desses, to roxx??

auhdfhaudsuhhaudhuuhf...

Seu NerdCinema

Anônimo disse...

Meus filmes preferidos:

Diablo 2
Quake 2
Doom
Counter Strike
World of Warcraft
Final Fantasy XVII
Zelda Orcarina of Time











NERDS JOGOS



Tuma eu te amo.

Anônimo disse...

Desses, o único que não vi ainda foi o do Person.

Ótima lista, a tua.
Teus textos sobre cinema, aliás, são sempre ricos e bem escritos, meu caro.

Ah, valeu pelas visitas e comentários no meu blog. Saiba que são sempre um estímulo.

Abraços.

Nós mesmos disse...

Já vi alguns, boa parte por causa do Cine Clube xD
A Cidade dos Sonhos aí me impressionou oO
(Pudim)

Anônimo disse...

Cada "Os Suspeitos" e "O Poderoso Chefão" nessa lista meu rapaz?

Sem falar da "Ópera do Malandro"... rsssss...

Um salve também pro Zé do Caixão, o diretor de cinema com as maiores unhas da América do Sul!

Abraço,

Rafa