segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Os 10 melhores discos de rock progressivo

.
Quando faço as listas aqui no blog, obviamente não falo com autoridade de especialista. Até porque não sou um - nem em música, nem em literatura, nem em cinema, nem em nada, aliás, não sou especialista nem em mim mesmo, quanto mais nas coisas alheias -, mas principalmente porque faço as listas com um propósito lúdico. Então, se em alguma delas, alguém encontrar algo que não concorde, lembre-se que isso é tão somente minha opinião, e que o espaço dos comentários é livre para quem quiser discordar.

Dito isso, faço agora a minha lista de discos preferidos do rock progressivo, gênero esse que está entre os meus prediletos. Se houver algum lugar comum aqui, não temam: como eu já disse, é só minha opinião. Eu ouço o disco, e do que eu gostar muito, com certeza coloco aqui. Acho que eles não estão na ordem, vou enumerá-los só pra organizar mesmo. E uma última coisa: Pink Floyd fica de fora, porque merece um top só pra ele...

1. Thick as a Brick, Jethro Tull, (1972): Uma lenda do gênero, Thick as a Brick é frequentemente citado como o melhor álbum de rock progressivo de todos os tempos. Com apenas uma música, homônima ao álbum, de pouco mais de quarenta minutos, a banda construiu uma peça musical extraordinária, cheia de nuances e que, a bem da verdade, não cansa nunca.

2. Close to the Edge, Yes, (1972): Concebida em forma de sonata, a música que dá título ao álbum é a mais bem acabada de toda a carreira do Yes. Como o rock progressivo sinfônico de qualidade em geral, mas com o selo extra de obra-prima, Close to the Edge eleva a música pop a um patamar mais elevado, mais próximo das composições clássicas e eruditas.

3. In the Court of the Crimson King, King Crimson, (1969): Com esse disco, comecei a descobrir o terreno das bandas de progressivo um pouco menos conhecidas no mainstream, mas com qualidade equiparável a qualquer uma das mais famosas. King Crimson é uma das minhas bandas preferidas, e muito disso se deve ao assombro que esse primeiro álbum causou em mim.

4. Depois do Fim, Bacamarte, (1983): Primeiro álbum brasileiro da lista, Depois do Fim, da desconhecidíssima banda Bacamarte, é reconhecido fora do Brasil como uma das obras-primas do progressivo. Para aqueles que desconhecem o rico cenário progressivo brasileiro, é um disco surpreendente. Para os que conhecem, é extasiante.

5. O A e o Z, Os Mutantes, (1973/1992): Outro tupiniquim, desta vez de uma banda ilustre, O A e o Z é o primeiro dos álbuns integralmente progressivos dos Mutantes. Fiquei em dúvida entre esse e Tudo Foi Feito Pelo Sol, igualmente sensacional, mas escolhi este, pois aqui Arnaldo Bapstista ainda não saíra da banda.

6. Selling England by the Pound, Genesis, (1973): Outro álbum que me causou assombro, Selling England by the Pound é um choque para os ouvidos incautos: ele vai lentamente se infiltrando em nossa mente, sem percebermos, até que de repente só o que conseguimos fazer é escutá-lo. Algo sobrenatural.

7. Trilogy, Emerson, Lake & Palmer, (1972): Como já devem ter percebido, 1972 foi um ano muito prolífico para o rock progressivo. Quatro dos álbuns são daquele ano, e outros são ainda de 73 e 74, até 75. Foi a era de ouro do rock progressivo, muito bem representada, nesse caso, por uma das lendas do gênero, a banda Emerson, Lake & Palmer, naquele que talvez seja seu melhor disco.

8. Birds of Fire, Mahavishnu Orchestra, (1972): Exemplo perfeito do chamado jazz fusion, a Mahavishnu Orchestra, banda do lendário John McLaughlin, ou Mahavishnu, produziu em Birds of Fire outra dessas obras sobrenaturais que o progressivo vez ou outra gera. Ouvi-lo uma vez é querer ouvir de novo, e de novo, e de novo, até que o corpo canse e adormeça, deixando os ouvidos chateados por não poderem ouvir mais uma vez...

9. Crime of the Century, Supertramp, (1974): O Supertramp foi uma das grandes bandas de rock de todos os tempos, embora não tenham alcançado o mesmo prestígio de outras, como Beatles e Stones. O valor de sua música, porém, não muda devido a isso, e nesse disco somos apresentados ao talento de Roger Hodgson e Rick Davies em sua melhor forma.

10. Criaturas da Noite, O Terço, (1975): Pra terminar, mais um álbum brasileiro, desta vez dos mineiros de O Terço, que nos presenteiam nesse disco com aquele que é talvez o maior épico do progressivo brasileiro, a música 1974.
.

14 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog que está excelente! Muito boa esta postagem sobre os melhores discos progressivos.

Anônimo disse...

kde o pink floyd!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sabe nada fila da puta

Anônimo disse...

Tirando esse Mutantes(mesmo com Arnaldo Baptista)a sua lista tá manera brother.No lugar de Mutantes que tal o grupo Vimana?Sabe qual é o auge da música progressiva?MIKE OLDFIELD!PAZ E SOM!

FerNanDo Fotoblog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Aos navegantes interessados em progressivo, ótimas vertentes e sugestões!
Mas esta lista deveria ser pelo menos dos 50 melhores albuns, afinal só 10 não tem nem por onde começar, sem falar que a lista não é completa sem pink floyd.

Anônimo disse...

Pink Floyd, Marillion, Cadê?

Unknown disse...

Caros "comentaristas", não confundam Rock Progressivo e Rock Psicodelico.

Prestes/Machado disse...

parecem que não sabem ler. ele explicou o motivo de não ter colocado pink floyd na lista.
e aos que dizem que pink floyd não é progressivo, discordo completamente.
a psicodelia e experimentalismo do grupo estão nos primeiros discos(piper, saucerful of secrets...). mas digam, o animals não é progressivo o bastante?!
lista muito bem feita, agradeço por não ter colocado os pseudo-progs como dream theater e marillion.

Anônimo disse...

A lista está ótima.... falta o moody blues "days of the future passed"

Minha gente! Leiam o inicio do tópico que vocês vão entender pq não tem o pink floyd!!!

Anônimo disse...

Quem fica reclamando q não tem Pink Floyd na lista, não deve ter lido o ínicio da matéria: "Pink Floyd fica de fora, porque merece um top só pra ele..."

E para os q dizem q o Floyd não é rock progressivo, bom, a banda póde não ter feito musica com longas passangens instrumentais, mais isso não quer dizer nada D=
Quer música mais prog q "Echoes" e "Shine On You Crazy Diamond"????
E o álbum Animais, o melhor exemplo do progressivo do Pink Floyd...
Any Colour You Like, On the Run, Marooned, São apenas alguns exemplos de músicas para comporovar q o Pink Floyd é sim Rock Progressivo!!!!!

Anônimo disse...

CORRIGINDO!!!!!

a banda póde não ter feito musica com longas passangens instrumentais EM TODOS OS ÁLBUNS

Probus disse...

Quem fez esta lista é um Zé Mané, não sabe e, não conhece nada de nada, nem de Música, nem de Rock Progressivo!!
Quem fez esta lista tem muito a aprender, foi parcial demais e, partidário ao extremo.

Primeiro: Tem que definir o que é Rock Progressivo e qual variante do Rock Progressivo, seja ele Sinfônico, Psicodélico ou Eletrônico.

Segundo: Uma lista com APENAS 10 discos da História do Rock Progressivo é uma PIADA. Deveriam ser, ao menos, uma lista com 100 exemplares.

Terceiro: Como uma lista dessa não tem um único disco do Van Der Graff Generator??????

Anônimo disse...

Acho a banda Pink Floyd, tirando os primeiros álbuns que são geniais, um rock progressivo muito pop.

Gabo disse...

Na boa, eu adoro rock progressivo, mas o que tem de fã CHATO não é brincadeira!!! O cara faz um post legal e nego fica exigindo, quer lista com 50, 100 bandas, xinga sem nem ler direito...

Mas como toda lista é sujeita a críticas, vou deixar as minhas: poderia ter menos álbuns brasileiros (só 1 ou 2), e no lugar talvez o Misplaced Childhood ou algum do Rush. O Camel também merecia algum lugar aí. De resto, boa lista para quem quer conhecer o estilo.