segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Os melhores filmes de 2008

.
Em julho do ano passado fiz aqui no blog uma lista provisória com os melhores filmes que estrearam no Brasil em 2008. Agora, passados quase seis meses, posso dizer que pouco mudou na lista. Isso se deve principalmente ao fato de que os filmes que concorrem ao Oscar são lancados no começo do ano, e os meses de junho, julho e agosto são os mais prolíficos em bons blockbusters.


Assim, coloco aqui a lista "definitiva", embora não tenha visto muitos dos filmes considerados ótimos pela crítica em 2008. Junto aos itens, um pequeno comentário sobre cada filme, e no final os filmes potencialmente bons, que ainda precisam ser vistos por mim mas que desde já são recomendados em algum nível.

1. Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson: Obra-prima moderna do cinema americano, Sangue Negro é um desses filmes que tende a cresce com o tempo e com novas interpretações.

2. WALL-E, de Andrew Stanton: Acharei uma pena se esta, que possivelmente é a melhor animação americana já feita, não for indicada ao Oscar de melhor filme. É um longa sensível e adorável, que você adora e não quer mais largar.

3. Batman - Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan: O retrato definitivo do Coringa já valeria o filme, mas há ainda a tensão, a ação, o drama, enfim, um Filmão, com "F"maiúsculo.

4. Onde Os Fracos Não Têm Vez, de Joel e Ethan Coen: Uma das obras máximas dos Coen, esta adaptação do romance de Cormac McCarthy merece todas as honras, assim como merece ser visto e revisto, para que com o tempo ser aperceba melhor seu significado.

5. Não Estou Lá, de Todd Haynes: Experimental e fragmentado, o filme é um prato cheio para os fãs do bardo moderno, mas também guarda muitas surpresas para os cinéfilos em geral.

6. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, de Steven Spielberg: Parecia impossível, mas Spielberg conseguiu recuperar o clima e o tom das antigas aventuras do arqueólogo mais famoso do cinema.

7. Juno, de Jason Reitman: Filme indie típico em sua base, foi capaz porém de superar as armadilhas e lugares-comuns do gênero, transformando-se em um longa extremamente envolvente e tocante.

8. Homem de Ferro, de Jon Favreau: A dupla Favreau e Downey Jr. deu aos fãs de quadrinhos do mundo todo um presentão, que instantaneamente se tornou referência para os filmes adaptados das histórias em quadrinhos.

9. Cloverfield, de Matt Reeves: Retrato tenso e frenético da modernidade, com suas câmeras digitais e YouTube's da vida, Cloverfield (assim como o Batman) criou um fênomeno cultural que foi muito além das telas de cinema.

10. Trovão Tropical, de Ben Stiller: No lugar de Desejo e Reparação, que continua sendo um dos melhores do ano passado, coloco aqui esta espetacular comédia que por sua mistura de nonsense e paródia me conquistou, embora tenha deixado muita gente decepcionada.

Além desses, cito o Desejo e Reparação renegado nessa nova lista, as comédias ótimas Segurando as Pontas, que infelizmente não foi lançado nos cinemas por aqui, Vicky Cristina Barcelona, filme divertidíssimo de Woody Allen, e Queime Depois de Ler, hilariante obra dos Coen, o competente faroeste Os Indomáveis, o terror O Orfanato, o cruel (no "bom" sentido) O Nevoeiro e o musical Sweeney Todd, último filme do Tim Burton. Às escuras, falo dos que acho que valem a pena: Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto, do Sidney Lumet, Ensaio Sobre a Cegueira, do Fernando Meirelles, Linha de Passe, do Walter Salles e da Daniela Thomas, O Escafandro e a Borboleta, de Julian Schnabel e Senhores do Crime, de David Cronenberg.

Pois então, é isso. 2008 foi um ótimo ano, cinematograficamente falando, e espero que 2009 seja ainda melhor. Esperemos, e veremos!
.

4 comentários:

Juka disse...

Bela lista, adorei.
Adorei, inclusive, por me dar idéias de novos filmes para assistir.
Tenho ouvido criticas muito ruins para com 'Onde os fracos não têm vez' mas, como VOCÊ falou, acho que acabarei vendo.
O que eu mais gostei foi ver 'Não estou lá' no Top 5 (:
Estou me achando, você deve entender.

E sua lista foi um bom post de começo de ano, começou bem :D

Boa sorte com o blog em 2009.

beijo*

Sib disse...

tem muito mais filmes que eu amei nos citados do que na lista ^^'
bom começo de ano!

João G. Viana/Pudim disse...

Gostei da lista, mas nunca vou deixar de ter antipatia por "Onde Os Fracos Não Têm Vez". Esse filme tem uma cena em particular que me fez rir dos prêmios dele. Gostei especialmente de ver aí Wall-e, Cloverfield e Batman.

tati fadel disse...

linha de passe é maniqueísta pra cacete. Pobres vitimizados e ricos vilanizados. O mal do cinema brasileiro é essa visão rasa da complexa teia das relações sociais.