quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Roda #8 - Notícias da Frente


por Lobato Légio

Ano termina, ano começa, aqui estamos nós – mesmos e desiguais. Lobato Légio mais uma vez vem deitar e sussurrar para a poeira da superfície da Terra seus segredos profundos. Mas é uma espécie de magia, a mudança. A maneira como segredos profundos vêm à superfície, a maneira como superficialidades podem submergir lentamente até as profundezas. A maneira como um antigo poeta latino vem parar na pena de um prosador contemporâneo, talvez até demais para o próprio gosto: Metamorfoses.

Pois bem, aqui estamos, portanto, e as coisas mudam, e nós com elas: A Roda, que antes girava uma vez a cada duas semanas, agora há de girar todas as semanas, porém não como vocês imaginam. A cada duas quartas-feiras, como já ocorre, A Roda girará no ritmo de sempre, trazendo sobre si novas palavras deste prolixo pensante. A cada duas sextas, porém, alternadas às quartas rodadas, as palavras célebres de artistas merecedores darão lugar ao ruído desprezível do que vos escreve.

Nesses dias, a despeito do estilo pobre, um tema elevado será objeto de estudo (e, considerando-se o tema, também o próprio meio de expressão): não mais não menos que a Xurepa. Pois, por motivos que me fogem à compreensão, Tuma solicitou-me a permissão para publicar no diário-de-rede minha obra Tratado Universalizante da Xurepa, publicada já há anos idos, como maneira de esclarecer aos eventuais leitores as características, pormenores e idiossincrasias de tal coisa. Dessa maneira, esperem muitas digressões sobre a história da Xurepa, o que ela é e o que representa.

Concomitantemente, a própria coluna de quarta-feira terá novidades. Em um mês, ou seja, daqui a duas colunas-de-quarta, quatro no total, começarei (espero continuar sendo eu, até lá) uma série sobre a Roda, seu significado e suas variantes, fazendo jus, finalmente, ao título da coluna.

O futuro não me pertence, é certo, e a quem pertence também não sei. Mas, durando o mundo, e seguindo seus cursos as coisas como planejado, os próximos meses serão muito enriquecedores para minha experiência nesse diário-de-rede, e espero que também seja enriquecedor para os leitores.

Ano termina, ano começa, aqui estamos nós – mudando, resistindo às mudanças, tocando sempre em frente.
.

Um comentário:

João G. Viana/Pudim disse...

Ah, sim, Lobato, voce tambem tem suas variacoes de personalidade.
Os leitores agradecem, especialmente este aqui!