quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O aniversário do Mickey

.
No dia 18 de Novembro de 1928, era exibido pela primeira vez o curta de animação Steamboat Willie. Para saberem do que estou falando, vejam abaixo:



Reconheceram alguma coisa? Pois é. Steamboat Willie foi o primeiro curta animado do Mickey Mouse, exibido no Broadway Theater oitenta anos atrás. Quem diria, naquela época, que aquele ratinho estranho se tornaria um dos maiores ícones da cultura do século XX?

É possível perceber, no curta, características muito claras das animações daquele período, que influenciariam muita coisa e se mantêm, muitas vezes como paródia, até hoje. Os números musicais, a violência, a crueldade envolvendo animais e o humor pueril são traços que foram desenvolvidos de muitas maneiras, e acabaram resultando em desenhos como Tom e Jerry ou Looney Tunes (naquele caso, muito mais violento, e nesse, muito mais nonsense).

É curioso prestar atenção, também, no estilo da animação, no desenho dos personagens, em como Mickey, Minnie e Bafo de Onça eram e o quanto evoluíram para se tornar o que são hoje.

Sem dúvida, o Mickey é uma figura reconhecível por praticamente qualquer pessoa no mundo. Sua imagem é invariavelmente associada à instituição que o criou, a Disney, e a um certo mundo de sonhos e fantasia.

Ele representa, com seu calção vermelho e seus botões amarelos, o predomínio da cultura americana sobre o resto do mundo, assunto do qual falarei um dia.

Para terminar esse post confuso e não-eloquente, só mesmo dando os parabéns ao Mickey pelos seus 80 anos de vida, e deixando um outro vídeo, um dos melhores curta-metragens animados do personagem, chamado Runaway Brain (em inglês):



Até mais p-pessoal! (espere, esse não era outro desenho?)
.

Nenhum comentário: