quinta-feira, 10 de abril de 2008

A Person from Porlock

"At this moment he was unfortunately called out by a person on business from Porlock [...]"

- S. T. Coleridge
_______________________________

Quem é a pessoa de Porlock que interrompe meus delírios? Quem é a pessoa que congela minhas revoluções e oprime a inspiração? Quem é esse, que me impede de beber o leite do paraíso e me tolhe a visão para o mar sem sol? Quem, que sufoca silencioso o mais secreto desejo, que pisoteia o ramo da aspiração, e estraçalha o diamante do gênio?


Esse, que me envolve paciente e projeta em mim os mais exaltados sentimentos. Tristezas sem fim ou alegrias imensuráveis. Um amor eterno, infinito em sua dor. Uma idéia inigualável, oprimida. O entendimento, que arrebenta a carne num grito sem som. Para depois jogar terra sobre eles, enterrá-los no mais profundo, deixando-me de mãos nuas a escavar a terra. Que elas se tornem sujas e sangrentas, não se alcança nunca o fundo.

Essa pessoa que abre a porta no momento da descoberta. Aquela que ri no langor profundo e, com semblante fechado, desfaz o sorriso. Que se agarra à minha cintura, e me puxa cada vez mais para baixo. Que grita de horror eternamente em meus sonhos, imagem fixa em tempo corrente.

Quem é essa pessoa, esse ser oculto, que caminha na névoa sem pressa? Que quando se está perto do mais brilhante tesouro das profundezas, faz emergir para a noite opaca. Essa que deixa os olhos cravados na areia e se esquece de olhar o mar. Que prefere contar os passos às estrelas.

Quem é essa pessoa de Porlock, fantasma de todos os sonhadores? Essa garra que se prende à mão dançante, e rasura seu compasso. Quem é esse espectro do mundo vivo, que faz derreter as páginas e esfarelar as letras e leva com seu sopro as cinzas? Quem é Ele?, O Que Assopra, e com seu vento apaga a única centelha que poderia fazer brilhar minha escuridão.

2 comentários:

Sib disse...

è la vita, caro.

Jeh/JK disse...

que medo, Tuma :P